Diz que gosta de música brasileira, mas não conhece esses caras

by 14:00 0 comentários

Vamos combinar que gostar de Tim Maia, Jorge Benjor e Raul Seixas é muito fácil, né? Os caras foram, e ainda são, ídolos de toda uma geração e conquistam cada vez mais pessoas que, graças a Deus, apreciam uma boa música. Nada de Caetano, Gilberto Gil ou Chico Buarque, gostar desses caras é muito fácil também. Aqui vai a lista dos cantores brasileiros que você precisa ouvir, pelo menos para dizer que não gostou.

Carlos Dafé
Cantor, compositor e instrumentista. Conheci o Carlos Dafé através do meu pai, assim como a maioria dos cantores e músicas desse post. Ele não tinha um CD do Dafé, mas uma coletânea das melhores músicas de uma certa década, e nele havia A Cruz, a primeira música que eu ouvi do Dafé. Ouvi por anos sem saber quem era o cantor e só fui descobrir um pouco mais sobre ele em 2009, quando li a biografia do Tim Maia.
Para ouvir: A Cruz, Pra Que Vou Recordar O Que Chorei, Tudo Era Lindo, Venha Matar A Saudade.

Secos & Molhados
Grupo formado por João Ricardo, Ney Matogrosso e Gérson Conrad, na década 1970. Cm certeza você já ouviu por aí. A primeira música que eu ouvi foi Sangue Latino, provavelmente a primeira que você ouviu também. Eu era muito novinha e sempre pensei que fossem 3 mulheres cantando, imaginem só o meu espanto quando descobri que, na verdade, eram apenas homens. Conheci através da minha mãe, hoje, ouço mais que ela.
Para ouvir: Sangue Latino, O Vira, Rosa De Hiroshima.

Benito Di Paula
Benito é, na verdade, Uday Vellozo, e eu só descobri isso hoje. O carioca fez sucesso nos anos 70 e sua voz sempre esteve presente lá em casa. A primeira música que eu ouvi foi Charie Brown, que fala sobre algumas cidades brasileiras, mas vocês devem conhecê-lo pela canção Menina, que é igualmente maravilhosa. É puro amor, dá vontade de cantar e dançar sozinho, naquele ritmo bem devagar.
Para ouvir: Mulher Brasileira, Retalhos de Cetim, Menina, Charlie Brown.

Bebeto
Romântico. Essa é a palavra que define o cantor Bebeto, mas, ao contrário do Tim Maia, suas músicas não passam aquele ar de "oh, fui traído, sou corno, meu Deus, alguém me ajude, vou morrer". Não tenho uma música preferida, gosto de todas e ouço quase que diariamente. Nega Olívia foi a música que embalou o namoro dos meus pais, então eu ouço desde muito, muito nova mesmo.
Para ouvir: Esperanças Mil, Minha Preta, Jéssica, A Beleza É Você Menina, Nega Olívia, Monalisa.

João Nogueira
Na primeira vez que ouvi João Nogueira, quase chorei de emoção. A música Espelho fala sobre um rapaz que perdeu o pai muito cedo, e isso realmente mexeu comigo. Poucas músicas me deixam assim, e, até hoje, fecho o olhos quando canto, o coração chega até a apertar. Ele é pai do, também cantor, Diogo Nogueira, que herdou todo o talento e beleza sqn do pai. Olha como o sorriso deles são idênticos.
Para ouvir: Espelho

Cassiano
Cantor, compositor e guitarrista paraibano. Outro que eu achava que era mulher. Que voz, amigos, que voz. A primeira música do Cassiano que eu ouvi foi Coleção, acho que todo mundo, né? Também é muito citado na biografia do Tim, os dois eram bem amigos. 
Para ouvir: A Lua e Eu, Coleção, Segura A Nega.

Belchior
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, o homem com o maior nome do Brasil. Vocês já o conhecem pela música Apenas Um Rapaz Latino Americano, certeza, mas eu o conheci com a Cidadão, que faz meu pai chorar toda vez que dá o play. Belchior foi um dos primeiros cantores nordestinos a atingir sucesso nacional na década de 1970.
Para ouvir: Como Os Nossos Pais, Apenas Um Rapaz Latino Americano, Tudo Outra Vez, Cidadão.

0 comentários: