Não adianta muita coisa não comer alimentos de origem animal, não usar cosméticos que fazem testes em animais e fechar os olhos para a nossa sociedade. Você sabe a origem das roupas que você usa, ou simplesmente compra aquela que achou bonita na vitrine?
Pensando nisso, a ONG Repórter Brasil, coordenada pelo jornalista Leonardo Sakamoto, desenvolveu o aplicativo Moda Livre que emite um sinal verde, amarelo ou vermelho para as marcas de roupa.
O app selecionou as principais marcas brasileiras e investigou quais já haviam sido responsabilizadas por trabalho escravo, em seguida enviou questionários às marcasse consultou o Ministério do trabalho. De acordo com estas respostas foi concedido o sinal às marcas.
Ou seja, para uma empresa ter o sinal verde a empresa não pode ter sido flagrada com trabalho escravo, deve ter políticas de acompanhamento da cadeia produtiva, comunicar o consumidor sobre as suas políticas contra este tipo de trabalho e ter ciência das condições de trabalho oferecida pelas empresas terceirizadas a que são ligadas.
Veja as principais marcas marcadas com cada sinal pelo app:
Verde (totalmente responsável):
C&A;
Scene;
Malwee.
Amarelo (parcialmente responsável):
Emme;
Renner;
Marisa.
Vermelho (irresponsável):
Centauro;
775;
M. Officer.
Moda Livre está disponível para Android e iOS.
0 comentários:
Postar um comentário