As mulheres iranianas de um jeito que você nunca viu

by 14:00 0 comentários

Já pensou em viver num país onde ocorrem mudanças bruscas na temperatura ao longo do dia, e ter que encarar isso com camadas e mais camadas de tecido cobrindo todas as partes do seu corpo?

Hoje, no Irã, já não é mais obrigatório o uso da burca ou do chador, que deixam somente o rosto ou parte dele a mostra, mas as mulheres ainda são orientadas (lê-se obrigadas) a cobrir os cabelos, pescoço e decote, além de cobrir suas curvas com roupas largas e vestidos por cima de calças.

Qualquer passeio, seja ele ao shopping, levar as crianças à escola ou ir lavar a calçada, deve seguir o mesmo rígido protocolo de vestimenta, que é: cubra-se da cabeça ao pés. Qualquer pedaço de pele, uma roupa mais justa ou muito cabelo a mostra, já pode ser considerado ofensivo ou errado. Mas não pense que isso as impede de andarem lindas e bem vestidas.

As regras aplicadas no país já não são tão rígidas como antes, embora ainda sejam, e hoje já podemos ver mulheres exibindo uma franjinha aqui, um pedacinho do pescoço ali, blush, delineador, calça jeans, mas nada de decote.

Para entender, veja na imagem abaixo os vários tipos de vestimentas complementares que as mulheres podem usar. A burka não deixa absolutamente nada a mostra, enquanto o niqab e o chador já mostram parte do rosto. O hiyab é o mais usado hoje em dia e o único que não cobre obrigatoriamente o colo e os braços.


Como eu disse, hoje as regras já não mais tão rígidas como antes, mas mesmo com as mudanças dos costumes ainda é possível ver algumas mulheres usando burca, niqab ou até um hijab mais fechado, tampando parte da testa e as bochecha, enquanto as mais jovens abusam das cores e de peças mais modernas.

O site The Theran Times reúne fotos dessas mulheres, que driblam as regras do país e usam a criatividade e a vaidade na hora de se arrumarem. Quem disse que não dá para ser bonita seguindo os costumes do oriente médio?







0 comentários: