Cruelty Free – As empresas que não testam em animais

by 12:00 0 comentários
Segundo o Google Tradutor, Cruelty Free significa “livre de crueldade”. A cada dia este termo se espalha mais e a pressão para empresas, principalmente farmacêuticas e cosméticas, aderirem ao perfil é ainda maior. 

Como assim? No mundo inteiro indústrias utilizam cachorros, gatos, ratos, sapos, pássaros e tantos outros animais para realizar testes químicos e laboratórias, e verificarem se o produto está adequado para uso humano. A verdade é que essas experiências são extremamente cruéis a bichinhos iguais aos que você tem em casa. Os animais não recebem nenhum tipo de anestesia e possuem uma vida de intenso sofrimento, e normalmente curta, pois muitos chegam a morrer ainda bem novos, em seu primeiro dia de "cobaia" - como gatos que testam aspirina, que são totalmente intolerantes ao medicamento, mas os melhores "testadores" do mesmo 

Ainda não entendeu? Antes daquele shampoo parar na prateleira do supermercado com o aviso de que não irrita os olhos, ele foi jogado diversas vezes nos olhos de animais, até não causarem mais reação. Assim como aquele sabonete que comprovadamente não resseca a pele e aquele detergente hipoalérgico. Ficou mais claro, não é mesmo?

“Ah, então eu tenho que parar de me maquiar, de tomar banho, limpar a minha casa e de me medicar para que os bichinhos possam viver?” Não, calma. Sem exageros. Hoje já existemcentenas de marcas Cruelty Free, você provavelmente até usa algumas delas sem saber. A única indústria que ainda não possui empresas ligadas ao movimento é a farmacêutica, porém, a vitamina C oriunda de frutas, o mel, chás, florais, acupuntura e a medicina homeopática não fazem este tipo de testes, e são uma boa pedida. 

“Ok, quais marcas posso usar sem peso na consciência?” Abaixo vou deixar uma lista com os principais nomes nacionais e internacionais, mas no site da PEA – Projeto Esperança Animal há uma enorme e super atualizada lista de todas as empresas nacionais que já emitiram documento sobre seus produtos serem Cruelty Free, e aqui você pode ver a lista completa de empresas internacionais, emitida pela Peta - Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais. Vale prestar atenção nas embalagens, a grande maioria dos produtos avisam nelas a ausência do teste. 

Empresas Nacionais:
Acquaflora (Acquaflora);
Afro Nature (Afro Nature, Keraseal, Nature Color, PHC, Semi di Lino, Top Fruit);
Amend (Amend);
Belofio Cosméticos (Belofio e Vitacalp);
Bioderm (Bioderm);
Bio Extratus (Bio Extratus, Aneethun);
Bonyplus (Beauty Color, Bio Shine, Bony Girls, Fructals, Power Colors);
Br Beauty (Brasil Cacau, Cadiveu Professional, Plástica dos Fio);
Búfalo (Búfalo, Jet, Bull, Pinho Jet, Soft);
Contém 1g (Contém 1g);
Davene (Davene, Sun Block);
Éh Cosméticos (Éh!);
Embelleze (Afro Hair, Amaci Hair, Fleury, Frizzy Hair, Hair Life, Hannaya, Henê, Idealist, Indian Hair, Lisa Hair, Maxton, Natucor, Novex, Selise, Sempre Bella, Stillus, Super Relax, Toin, Urban Hair, Yes Color, Young Hair);
Flores & Vegetais (Flores & Vegetais);
Gtex Brasil (Amazon H2O, Aromas e Encantos, Ufe, Cristal Rosa, Rio, Ruth Care, Urca, Cristal);
Impala (Impala);
Jequiti ( Jequiti);
Mahogany (Amyr Klink, Mahogany, Lyoplant, Kevin Nickols);
Nasha (Elke, Giovanna Baby, Phytoervas);
Natura (Natura);
Nazca (Acqua Kids, Maxi Color, Maxi Liss, Origem, Plusline, Ravor, Sphere);
Niasi (Biocolor, Biorene, Risqué);
Niely (Niely);
O Boticário (Eudora, O Boticário, Quem Disse, Berenice?, The Beauty Box);
OX (Ox);
Vita Derm (Vita Derm);
Vult (Vult);
Yamá (Depil Mist, Fragê, Yamá, Yamafix, Yamasterol);
Ypê (Holos, Ypê, Tixan).

Empresas Internacionais:
Bare Faced;
Kryolan;
Lime Crime;
LUSH;
Manic Panic;
Marc Jacobs Beauty;
Physicians Formula;
Sugarpill;
The Body Shop (L'Oreal);
Too Faced Cosmetics;
Urban Decay (L’Oréal).

0 comentários: