Quantas vezes você já lavou os cabelos e os sentiu ásperos e secos? Mesmo seguindo o cronograma capilar de hidratação, nutrição e reconstrução, alguns cabelos não reagem muito bem aos cuidados, e talvez eu tenha a resposta para isso aqui.
Há alguns meses fui convidada a participar de um grupo no Facebook que fala sobre uma técnica que promete trazer de volta a vitalidade dos fios e devolver o brilho e todos os nutrientes que perdemos com o uso de alguns componentes químicos encontrados em produtos capilares. No começo eu pensei "What?", mas confesso que em duas semaninhas já estava craque no assunto e super adepta ao No Poo.
Antes de falar sobre a técnica, vou explicar o porquê ela se faz necessária. Quando você usa um shampoo de limpeza profunda e sente o cabelo super seco ao final da lavagem, este produto não tirou apenas a sujeira dos seus fios, mas também a oleosidade natural do couro cabeludo e outros componentes bons do cabelo. Mesmo os shampoos normais também causam esse efeito, pois são produtos que contem sulfato na sua composição, um agente de limpeza que, em grande quantidade, agride os cabelos.
Após o shampoo é a hora do condicionador. Muitos condicionadores possuem petrolatos e silicones na sua fórmula, e esses componentes funcionam como uma capa que, em grande quantidade, podem entupir os fios e o couro cabeludo, criando uma espécie de sebo. Para tirar Só um shampoo com sulfato. Mas, espera aí, o sulfato não agride o cabelo? Sim, e chegou a hora de falar sobre a técnica que salvou a vida dos meus cachos.
A técnica: No e low poo são técnicas que foram popularizadas nos Estados Unidos pela cabeleireira Lorraine Massey que, em seu livro Curly Girl, sugeriu a utilização de pouco shampoo (low poo) ou nenhum shampoo (no poo). Quando usado, o shampoo deve conter pouco sulfato, o necessário para tirar apenas a sujeira dos fios, mas não adianta usar o shampoo certo e erra no condicionador. Por isso, a técnica também sugere que os condicionadores e as máscaras capilares sejam livres de petrolatos e silicones, componentes que além de entupirem os fios, são insolúveis em água, ou seja, precisariam de um shampoo com sulfato para serem retirados nas lavagens.
No Low Poo todos os tipos de silicone podem ser usados, mas é recomendado que não abuse, pois eles podem deixar o cabelo pesado. Para a lavagem, recomenda-se um shampoo com pouco sulfato. Já no No Poo o sulfato e os silicones insolúveis são abolidos. Para a lavagem, pode-se usar um agente de limpeza chamado anfótero, que é capaz de remover todos os silicones (solúveis e insolúveis).
Não pensem que os produtos liberados para No e Low Poo são exageradamente caros e difíceis de encontrar. Há uma lista enorme de produtos que podem ser usados como ampolas, tintas, cremes para pentear, tônicos e até gel. Dá para usar a técnica no cronograma capilar, se você não sabe do que eu estou falando clique aqui.
Falar para alguém que você não usa shampoo pode causar um estranhamento nas pessoas, assim como me causou também, mas utilizando os produtos certos sem correr o risco de entupir os cabelos, é sucesso na certa. O resultado é um cabelo lindo, hidratado, e com brilho natural.
0 comentários:
Postar um comentário