4 motivos que irão te convencer a virar vegano ou vegetariano hoje mesmo

by 12:58 0 comentários

Muito se fala sobre o vegetarianismo e o veganismo. O primeiro exclui todos os tipos de carne da dieta, já o segundo é mais radical e, além de excluir carnes, tira qualquer produto de origem animal, como leite e ovos. Eu mesma já tentei aderir os dois, várias vezes, mas não obtive sucesso em nenhuma delas. É só o cheiro  churrasco subir que eu e largo o prato de alface feat. tomate rapidinho.
A verdade é que o ser humano é onívoro, tem capacidade de metabolização tanto para matéria vegetal quanto animal, e comer carne está na nossa história, na nossa essência, no nosso instinto. Mesmo assim, várias pessoas ao redor do mundo conseguiram parar de comer carne e produtos de origem animal, ou seja, impossível não é. Podemos dizer também que não é tão difícil assim, pois cada vez mais vemos sites de receitas vegetarianas e veganas por aí, assim como casas e mercados especializados nesse tipo de alimento. 

Sinceramente, acho que a prática tem muito a ver com questões filosóficas e com o amor que sentimos pelos animais. Os argumentos que fogem dessa linha de raciocínio são, na maioria das vezes, muito fracos. Por isso, fiz aqui uma lista com 4 motivos mais consistentes que, provavelmente, irão te convencer de mudar agora mesmo o seu estilo de vida, e em breve postarei receitinhas, também.
1. SAÚDE. Existem estudos comprobatórios de que o consumo de carne, ovos e laticínios aumentam os riscos de diversos tipos de câncer. Entre eles, o de estômago, de cólon, de próstata e de mama. Além de que, uma dieta que exclui o consumo de carne e produtos de origem animal é um ótimo meio de proteger seu coração de doenças cardiovasculares.

2. FINANCEIRO. Uma dieta baseada em verduras, legumes, frutas, cereais, etc é muito mais barata que uma dieta com a inclusão de carne, ovos e laticínios. Claro que produtos vegetais industrializados são muito mais caros, mas com receitas caseiras e consumo de alimentos 100% naturais comprados na feira ou cultivados em casa, a economia é notável. E o mais importante, você não vai passar fome, como a maioria das pessoas acha que vai.

3. FACILIDADE. A maioria das pessoas acha que vai ser difícil abrir mão da picanha, da bisteca, da galinhada, do peru de Natal e da feijoada de domingo. No começo, pode existir uma certa dificuldade sim, principalmente se você morar com pessoas que não aderiram o novo estilo de vida. Mas para facilitar a nossa vida, existem sites especializados nesse tipo de alimentação e trazem receitas ótimas de churrasco, coxinha, salpicão e até pizza.

4. DIREITO À VIDA. As carnes que chegam à nossa mesa são de animais que já nascem para morrer. Muito se diz que a maioria das espécies que comemos só existe porque o homem, com a sua inteligência, fez cruzamentos de diferentes raças, mas muitos desses animais nunca viram a luz do dia, nunca pisaram numa grama e são mortos de maneira cruel. Aqui entra o que eu disse sobre a prática ter muito mais a ver com o amor do que qualquer outra coisa.

0 comentários: